| Você tem certeza? Sim ou Não |
"Uma coisa é certa, que é o fato de não podermos dar nada por certo; sendo assim, não é certo que não podemos dar nada por certo."Continuando a questão da razão, nada é mais poderoso em um debate que associar seus argumentos à certeza, porém, qualquer argumento facilmente "certificado" também deveria ser facilmente derrubado, o problema é que novamente, as certezas são totalmente relativas com a questão da realidade individual que cada um de nós tem, e a falha dela está na ignorância científica da mesma. Não adianta tentar provar, ela simplesmente não irá aceitar.
~ Samuel Butler
Uma cena que me veio em mente é um evento do anime Gundam Seed Destiny. Para quem não conhece (a quase absoluta maioria), coloquei um "pequeno" resumo para que, aos curiosos e/ou possíveis interessados, possam entender melhor a situação da fala que está logo abaixo. Para não tornar obrigatório, precisa apenas entender que o personagem à que está sendo dirigido a palavra é, além de um dos heróis da guerra anterior, é o filho do ditador que tentou "aniquilar a humanidade (Pessoas não alteradas geneticamente)" naquela guerra. Outros termos referentes à série podem ser abstraidos e ignorados.
Presidente Dullindal: "Suponho que é seja inevitável que pena tão negativamente de seu pai, Presidente Zala. Porém, ele não foi sempre daquela maneira, não é mesmo?Embora ele possa ter agido da maneira errada, não foi tudo uma tentativa de sua parte de defender PLANT e seus cidadãos, e criar um mundo melhor para nós?
Há muitas pessoas com boas intenções que tomam as ações erradas. Os destinatários tendem a interpretar as mensagens de sua própria maneira, e ainda, as palavras ditas por eles que não chegam às outras pessoas inalteradas. (...)
Os culpados pelo (recente) indicente de Junius Seven, não conseguindo deixar de lado suas emoções, simplesmente usaram as palavras do Presidente Zala para justificar suas ações. Ao dizerem, "Não podemos estar enganados pois o Presidente Zala disse a mesma coisa!""
Como podemos ver, as pessoas podem ser muito facilmente manipuladas. Aqueles que se apegam a um estilo de vida escolhem as verdades que às convém. A quantidade de igrejas que aceitam homossexuais hoje no Brasil tem aumentado, e seus argumentos se baseiam no mesmo livro em que outras igrejas os condenam. Quem estará certo? Aquele que diz que a bíblia os condena e acham argumentos a favor enquanto ignora os contra? Ou aqueles que dizem que a bíblia os favorece e acham argumentos a favor e ignoram os contra?
A realidade é pessoal, mas como eu já disse anteriormente, o raciocínio é existente em todos os casos. Eu não tenho idéia da forma de vida que passa um mendigo morando debaixo da ponte, nem de um milionário morando numa mansão, só sei que as minhas opiniões, metas e prioridades são diferentes das deles.
Isso vale para todos, dos heróis aos vilões da humanidade, fictícios ou reais.
Como já disse Albert Einstein, "Há duas formas de ver e entender a vida: uma é crer que não existem milagres, a outra é acreditar que tudo é um milagre.", nosso ambiente pode ser interpretado de diversas formas tais como as mensagens que recebemos, tudo varia de nossos pré-conceitos sobre o assunto.
Existem algumas pessoas que dizem que não podemos ter certeza de nada, como se, por não conhecer a totalidade das coisas, nossos julgamentos são menos precisos, mas o pior, é que também não sabemos qual o limite disse tudo, e estes então decidem que ficar "em cima do muro" é sempre a melhor opção. Não me refiro necessariamente ao agnosticismo, mas à qualquer caso em que as pessoas digam que "a dúvida" é a melhor opção.
Nos piores casos, o grupo que afirma é acusado de fanatismo normalmente por atacar os outros com argumentos "não provados" ou falsos, porém, novamente, as certezas desses argumentos e acusações também são variáveis com a realidade, e só não sofre dano aquele que não se pronuncia.
Vamos lembrar que apesar de nossas realidades serem individuais e o tempo ser relativo, nós não estamos perdidos nessa confusão de realidade-tempo, pois o espaço do qual usamos será o mesmo. A terra que eu pisar também poderá ser pisada por você, a água que eu beber é da mesma água que você bebe, e o ar que eu respiro idem, existe uma "constante", uma realidade indiferente à percepção humana, uma "sala de bate-papo" onde nós somos os "usuários" (Desculpem a metáfora nerd), e queremos resultados com 100% de certeza, e há algo que nos permite isso?
| Fonte: xkcd |
Campos ordenados pela "pureza"
-> Mais puro
- Sociólogos;
- Psicólogos: Sociologia é apenas psicologia aplicada;
- Biólogo: Psicologia é apenas biologia aplicada;
- Químicos: Biologia é apenas químia aplicada;
- Físicos: Que por sua vez é apenas física aplicada. É legal estar no topo;
- ...
- ...
- Matemáticos: Oh, ei, eu não tinha visto vocês aí tão longe.
As ciências exatas, ou seja, a matemática, é a nossa resposta.
![]() |
| Tenda do Chaves. |
| Fonte: Hiper Sessão |
| Movimento Vertical no Vácuo. |
| Fonte: Ciência e Cultura na Escola |
| Lei da Gravitação Universal. |
| Fonte: Uol Educação |
A ciência realiza rigorosos testes para a aceitação de qualquer entrada científica, e todas elas precisam apresentar suas provas e modelos. É importante também diferenciar Teoria e Hipóstese, mas isso fica para outro post, o que quero apresentar aqui é que, as vezes, ter certeza não é sinal de "fanatismo".
Imagine a seguinte conversação:
Pessoa 1: "Vamos descer lá pra baixo."
Pessoa 2: *sarcasmo* "Não, acho que devemos descer pra cima!"
Você concorda que a Pessoa 2 foi uma fanática ao afirmar que todo ato de descer é para baixo? Espero que não, caso contrário, por favor, pare de ler esse blog, ignore-o, e jamais volte aqui, e pode me chamar de fanático se quiser, sera um elogio vindo de sua pessoa.
O fanatismo pode ser visto como uma forma de defesa dos argumentos de sua realidade, e é uma característica humana, e não religiosa. Esse termo foi popularizado sempre no caso de uma motivação para ações negativas com influência paranóica, porém, relembrando novamente, a paranóia individual dos outros pode ser a verdade individual deles.
Quando uma pessoa defende seu cantor preferido quando ouve alguém falando mal dele, e decide agir, essa pessoa está baseada em sua crença individual de que seu cantor é um ídolo, e como todo ídolo, deve ser reverenciado, saudado, respeitado, porém, assim como o exemplo que passei acima, ídolos podem gerar conteúdo que influenciam outros mais do que realmente deveriam
A crítica funciona dos dois lados: Se uma pessoa erra, não pode condenar todas as suas opiniões como erradas, e se uma pessoa acerta, não pode condenar todas as suas opiniões como certas.
![]() |
| Fonte: Tirinhas do Zé |
Portanto amigos ateus, acusá-los de fanatismo nada mais é do que ofender enquanto desconsidera toda a base da crença deles. Eles não tem o conhecimento total sobre o assunto, não foram influenciados a buscá-los, e quando buscavam e entravam em controvérsia com suas crenças, eles simplesmente a consideravam incorretas, pois desconhecem o processo que levou a aceitação científica da mesma.
Não existe "Se eu fosse ele, eu não teria feito aquilo", pois se você fosse ele, teria nascido na família dele, na sociedade dele, teria os genes dos pais dele, seria visto pela sociedade como ele, teria feito tudo como ele, portanto, você seria ele. Esse famoso argumento poderia ser visto como uma hipocrisia, portanto, e inevitável que um crente seja crente e um ateu seja ateu.
A matemática também pode ser usada na linguagem humana com a conversão da mesma para a Lógica Proposicional. Não pretendo entrar muito nesse assunto, pois faz um tempo que não vejo mais isso, mas era possível pegar frases isoladas, juntá-las e resumi-las mantendo o exato mesmo sentido. Fazer no português é fácil, mas às vezes (talvez com mais frequência do que imaginamos), podemos criar um resultado com alguma falta que pode gerar confusão, mas com esse método, é garantido a eficiência, claro, graças a matemática.
Para maiores informações sopbre isso, sugiro ver esse post do blog do Félix Maranganha, O Calango Abstrato - Tabela de Lógica Proposicional, que fez um pequeno resumo sobre o assunto, e apresenta 2 tabelas com as "operações" possíveis, e como ele é professor de Letras, entender bem melhor da parte linguística do que eu.


Nenhum comentário:
Postar um comentário