2013-01-02

O Humano Desumano

Orc, na fantasia, normalmente uma criatura semelhante ao ser humano, mas normalmente violento e de inteligência extremamente limitada. Fonte: CGArena
 
Constantemente vejo um adjetivo sendo usado para ações negativas feitas por pessoas, o termo "Desumano", que junta o prefixo [des-] ao substantivo, embora que nesse caso seja usado como adjetivo, [humano].



Busquei informações sobre o prefixo des-, e achei bem curioso o que encontrei:
Sobre o prefixo [des-], o Houaiss¹ e o Aurélio² dizem o seguinte:
1. Oposição, negação ou falta: desabrigo, desamor, desarmonia, desconfiança, descortês, desleal, desproporção, dessaboroso.
2. Separação, afastamento: descascar, desembolsar, desenterrar, desmascarar.
3. Aumento, reforço, intensidade: desafastar, desaliviar, desapartar, desferir, desinfeliz, desinquieto.
Fica explícito, portanto, que em desinfeliz o prefixo [des-] não indica negação. Desinfeliz não é o contrário de infeliz; na verdade, desinfeliz é infeliz que foi reforçado, intensificado pelo prefixo [des-]. Isso também ocorre com desinquieto, desafastar, descair, etc.
Fonte: Recanto das Letras

Inicialmente pensei que seria interessante denotar "reforço", ou seja, desumano seria "ainda mais humano", mas acredito que nesse caso, as 2 primeiras façam mais sentido, ao menos no sentido popular da palavra.

E aí começa o problema, afinal, como pode um ato de um ser humano valer como desumano? Quando penso em algo não humano, eu pensaria em aliens, animais diferentes do Homo Sapiens Sapiens e futuros descendentes, ou mesmo plantas. Porém, diferentes de alieníngenas, de certa forma, todos descendemos de um mesmo ancestral, e já fomos animais, ou melhor dizendo, somos animais, em todos os sentidos da palavra.

E se somos aliens, e aliens são humanos?
Fonte: Meme Generator

Bem, voltando ao problema, como um ser humano pode fazer algo não-humano? Voar seria algo desumano, ou lançar raios dos olhos. Os X-Men são humanos com habilidades desumanas, Superman é um Kryptoniano com habilidades desumanas, mas um humano normal fazer algo desumano? Impossível.









Um animal "civilizado"? Fonte: Tumblr
 Interessantemente, existe um outro adjetivo parar essas mesmas horas que ao meu ver caracteriza muito melhor a situação: animal. Imagine um situação ruim e pense que a pessoa agiu de uma forma bestial, algo como "Você agiu como um animal", denotando um sentido de selvageria e falta de civilização, mas humanos são animais, e se a ação foi feita por um ser humano, ela não é desumana. Por outro lado, as vezes o termo "animal" pode ser usado como elogio, em casos como "Puxa cara, aquilo foi animal!", neste caso, tentando igualar a ação de um ser humano com a de um animal que normalmente pode fazer esta ação melhor que um ser humano, por exemplo, subir em árvores, ou correr muito rápido, ou nadar... De fato, acredito que seja um elogio quase exclusivo para esportes radicais.






Travesseiros "bárbaros". Fonte: FunnyJunk
Outro adjetivo seria bárbaro, que é um termo usado para pessoas ou atos classificados como "não civilizados". Neste caso, o autor ou a ação é visto da mesma forma que a de um animal, assumindo significados negativos e inclusive positivos (Embora este esteja em desuso hoje em dia)








Ainda assim, porque o termo "Desumano"?
Avaliando essa ação negativa, e considerando que há apenas três prováveis adjetivos para descrevê-la, desumano, animal e bárbaro (Descartando adjetivos de significados simples e diretos, como ruim, terrível, feio, etc), ao menos, entre os adjetivos que consegui encontrar, cheguei a duas conclusões:
  1. Por animal e bárbaro, o ser humano se vê de uma forma diferente aos animais, em um sentido positivo quanto as habilidades, e em sentido negativo quando conveniente. Também muitas vezes se vêem como uma entidade alieníngena, ou mais especificadamente, algo como um vírus ao planeta.
  2. Por desumano, percebo que o ser humano possui uma generalização sobre a própria espécie. Sabe quando você pensa de alguma forma generalizada (Preconceitos, como racismo e xenofobia, são baseados nisso)...? Pois é.
Sobre a primeira conclusão, não tenho nada a acrescentar até por se tratar de uma questão bem direta, e sua discussão em nada afeta o resultado, ou seja, adjetivar uma ação de animal ou bárbaro em sentido negativo equivale às mesmas características de desumano, apenas ignorando que seres humanos são animais.

Sobre a segunda conclusão, a que não apenas difere humanos e animais, mas difere seres humanos de "humanos". O que isso significa?
Existem diversos preceitos sobre seres humanos, muitos destes baseados em paranóias da idade do bronze e anteriores, tais como "O homem é mal por natureza", "Pessoas nascidas sob a Constelação X são Y", etc, todas generalizando o ser humano em "pedaços menores".


Como classificar todas as 7 bilhões de pessoas de uma forma mais simples? Use o Zodíaco! Qualquer um deles, temos vários!
A única utilidade do Zodíaco é descobrir qual Cavaleiro de Ouro você é. Fonte: Fanpop
Mesma coisa para o horóscopo chinês e os Talismãs do Jackie Chan. Fonte: Grande pra caber aqui


Quer uma lista de como e porque agir de certa forma, indiferente quanto a passagem de tempo e da evolução da humanidade (Em todos os sentidos)? Leia um "Livro Sagrado"!
Livros sagrados. Há milênios controlando a humanidade em favor de alguns espertos que sabem usá-la.
Fonte: Mark Tindall


A conveniência é a palavra chave, e os seres humanos criaram uma entidade "humana exemplar" (no sentido literal da palavra). Apesar de que ela muda entre as pessoas, algumas características que provavelmente estão na grande maioria:
  • São pessoas boas, como eu;
  • São inteligentes, como eu;
  • Não cometem atrocidades, como eu;
  • São pessoas justas, como eu;
  • Apesar de todas as dificuldades da vida, ainda conseguem ser felizes, como eu.
Então, não sei quantas dessas características são encontradas no seu exemplar humano, mas seria interessante se, ao lê-las, tivesse identificado o "eu" destacado não como à este que está escrevendo, mas como você mesmo. Nosso exemplar humano somos nós mesmos, apenas generalizamos certos itens para diminuir as quantidade de itens para nossa conveniência.

Provavelmente ao lê-las, você pensou "mas...", embora que depois concluiu "É, de uma forma geral, pode ser".

O Homem no Espelho. Fonte: Toon Pool
Consideramos ações como desumanas porque de fato são ações que jamais faríamos, e se considerarmos esse "humano exemplar", de fato, o autor da ação possivelmente não tem parentesco direto com você mesmo, até porque, se tivesse, talvez você não fosse capaz de dizer se tratar de uma ação "desumana", pois como já falei em posts anteriores, cada pessoa verá uma situação de uma forma diferente, e talvez um parente encontre motivações suficientes para os tais atos bárbaros deixarem de serem irracionais para algo do tipo "Se eu estivesse nessa situação, acho que até eu...", até porque, como eu já coloquei em um post anterior:
Não existe "Se eu fosse ele, eu não teria feito aquilo", pois se você fosse ele, teria nascido na família dele, na sociedade dele, teria os genes dos pais dele, seria visto pela sociedade como ele, teria feito tudo como ele, portanto, você seria ele.
Resumindo de uma forma geral, humanos realizando atos desumanos não existem, o que acontece é que generalizamos a humanidade a nossa imagem e semelhança, e ignoramos as diferenças mais radicais alheias.

Existem alguns casos onde um exemplar humano se tornou algo cultural, como o caso japonês de "Yamato Nadeshiko", que é a personificação da mulher japonesa ideal.


Apenas para evitar confusões, apesar de ter criticado generalizações logo acima, não quer dizer que elas sejam ruins, pelo contrário, são absolutamente necessárias para diminuir a quantidade absurda de informação que recebemos, porém, é importante que cada um tenha uma idéia sobre o "todo", para conhecer os defeitos de suas generalizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário